O artesanato é tradicionalmente a produção na qual o produtor possui os meios de produção e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.

O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitária, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. E também encontram- se nas pinturas e desenhos (primitivos), esculturas, trabalhos em madeiras, pedra guaraná, cera, miolo de pão, massa de açúcar, bijuteria, renda, filé, crochê, papel recortado para enfeite etc.

Curso de Artesanato e Cartonagem

Você sabe o que é cartonagem? Essa técnica é uma tendência bastante versátil e pode ser uma ótima forma de aumentar seu leque de produtos ao trabalhar em casa. Apesar de ser uma prática antiga, ela conta hoje com muito mais possibilidades e dá para criar peças incríveis!

A cartonagem é uma técnica de artesanato baseada na criação de peças com papelão, cola e tecido. É possível confeccionar desde caixas decoradas até acessórios e mobiliário. Esse trabalho manual, inclusive, tem origem remota e esteve presente em diversas culturas.

E você deseja fazer artesanato, mas não sabe nem costurar, nem bordar, não se preocupe. A plataforma Pequenos Encantos ensina, em videoaulas, o beabá do trabalho em arte: desde os materiais básicos necessários para a produção até técnicas criativas como feltro e quadros decorativos. Em outras palavras, você terá acesso a um panorama geral do curso, ideal para quem está começando. 


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.