Uma super dica para quem dar um UP no look e tirar ele do lugar comum é apostar na terceira peça, e uma que uso e aposto muito é no BLAZER.

Antes de tudo, é importante conhecer um pouco mais sobre esta peça. As primeiras notícias sobre blazer, como o conhecemos hoje, são do século 19. À época, o paletó era usado por estudantes e membros de clubes ingleses, de maneira exclusiva, pelos homens.

Já por volta dos anos 1960, o modelo passou a ser adotado por diversos estilos, como os jovens adeptos do movimento mod e preppy. De lá para cá, o blazer foi recebendo alterações e se adaptando às modas de cada época.

Hoje, o blazer é uma peça que varia de muito formal a informal, sendo possível, até, ser usada tranquilamente em produções casuais. No entanto, seu DNA mais refinado sempre finaliza o look com ar mais sofisticado.

Blazer – Terno – Tailleur

Outra informação importante sobre o blazer é diferenciá-lo de algumas palavras que, vez ou outra, causam confusão. Entre elas, a mais comum é o “terno”.

Blazer marca Shoulder

Terno é um conjunto de 2 ou 3 peças, que são: calça, paletó e colete. O modelo de cada um destes itens vai variar, o que acontece com o paletó.

dicas de como usar blazer

Paletó – que é outro termo que gera confusão com “blazer” – é uma espécie de categoria maior de peças curtas e leves que se vestem sobre a blusa. Ao contrário do casaco, que serve para aquecer nosso corpo, o paletó tem uma função mais estética, digamos assim.

dicas de como usar blazer

Dentro da categoria de paletós, temos diversos modelos, como bolero, jaquetas, paletós específicos como o Mao, Smoking, entre outros e, por fim, o blazer. Assim, blazer é um tipo de paletó.

Voltando ao terno, se ele é composto por, pelo menos calça e paletó, logo, o blazer é um dos componentes do terno. Mas o terno, não necessariamente, leva o blazer, porque ele pode usar outros tipos de paletó.

Da mesma forma, sendo o blazer uma peça independente do terno, ela também pode ser usada sobre outros modelos de calças, saias e até vestidos. Deu pra compreender?

Por fim, ainda tem o termo “tailleur” que designa, na verdade, o conjunto de paletó e saia.

\

Como usar blazer

Como vimos até aqui, o blazer feminino veio do vestuário dos homens. Ao longo do tempo, a peça se adaptou às necessidades e demandas das mulheres, ajustando um pouco mais a cintura e tendo um caimento mais à cara da moda feminina, por exemplo.

Além disso, os tradicionais blazers masculinos receberam muitas cores, estampas e detalhes, ao serem usados pelas mulheres. E isso, claro, deu nova vida ao tradicional paletó.

Como usar blazer feminino Shoulder 

Até mesmo o blazer feminino preto consegue ter ares bem fashionistas. Assim, modelos com lapelas e colarinhos diferenciados, além de bolsos e botões bem trabalhados podem dar o toque de elegância moderna para o look.

dicas de como usar blazer

Blazer com shorts? Pois acredite, o paletó preto fica bem até mesmo em produções com as perninhas de fora, dando refino ao estilo da composição.

como usar blazer

Já para um look com blazer feminino mais clássico e formal, a combinação do paletó preto com calça de tecido nobre, em looks monocromáticos ou mais sóbrios, é perfeita. Além disso, um bom sapato pode finalizar o look com a elegância devida.

Como usar blazer feminino branco 

Outra peça que é coringa para o guarda-roupa feminino é blazer branco. A neutralidade do paletó permite uma gama infinita de produções!

A peça também funciona muito bem como complemento em looks mais despojados, com calça jeans e camiseta. Para reforçar a produção Hi-Lo, aposte em um sapato de salto alto e a brincadeira entre formal e casual estará completa.

A cor também funciona muito bem para os looks sociais, é claro. Desse modo, o blazer feminino branco é escolha acertada para ocasiões formais.

Saia com Blazer: o tailleur

Essa composição é um clássico feminino. Enquanto as calças ainda demoraram a ser incorporadas pelas mulheres, no século XX, as saias já faziam parte do vestuário delas. Assim, o blazer chegou cedo ao tailleur, fazendo a composição entre saia e paletó.

dicas de como usar blazer

Apesar do tal conjuntinho ser muito associado aos looks tradicionais dos anos 1940 e 1950, hoje, dá sim, para fazer produções bem jovens, modernas e fashion com blazer feminino e saia.

Da mesma forma, sem dúvida, é possível manter a elegância e sofisticação dos tailleurs, optando por peças com materiais mais nobres e modelagens mais refinadas. Neste caso, em específico, fica mais apropriado usar o blazer fechado.

Da mesma forma, sem dúvida, é possível manter a elegância e sofisticação dos tailleurs, optando por peças com materiais mais nobres e modelagens mais refinadas. Neste caso, em específico, fica mais apropriado usar o blazer fechado.

Enfim, vimos o que é um blazer e como ele pode fazer parte do terno e tailleur. Esclarecemos, também, que ele é um componente isolado destas combinações e pode, inclusive, vir com outras peças diferentes. Dentre elas, as calças jeans e vestidos.

Confira mais no instagram e facebook da Shoulder.


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.