Como o próprio nome sugere, sistemas de ar condicionado não são indicados para instalações residenciais simples, mas para grandes áreas que se pretende climatizar. São indicados para prédios comerciais, shoppings, supermercados, indústrias e outras aplicações afins.

A principal diferença entre instalações de splits e sistemas centralizados de ar condicionado é o planejamento da obra, pois os equipamentos ficam alocados no telhado, em shafts ou em área apropriada, e a troca se dá através de tubulações de cobre até os ambientes. Nas fotos abaixo detalhes de máquinas instaladas no telhado, em local que não fica visível do exterior do edifício. Note-se que estas podem ser instaladas ao ar livre, o que facilita a troca térmica com o ambiente.

sistema de ar condicionado Curitiba

Outra grande vantagem dos sistemas de ar condicionado diz respeito à estética e ao planejamento da fachada da edificação. Nestes sistemas as unidades condensadoras ficam agrupadas e possuem grande capacidade de carga, o que diminui o número de máquinas necessárias. No exemplo a seguir o prédio possuía estrutura para equipamentos de parede, e posteriormente foram instalados equipamentos Split, nos quais as unidades condensadoras foram instaladas na parede externa do edifício.

sistema de ar condicionado Curitiba

O resultado é desastroso, pois compromete não só a parte estética, como a própria manutenção dos equipamentos fica prejudicada.

A foto seguinte é de uma obra executada pela ENGBuild, na qual todas as fachadas do prédio estão preservadas, livre de equipamentos aparentes. As unidades condensadoras foram instaladas no telhado, atrás da platibanda, o que confere limpeza e elegância a este edifício público.

sistema de ar condicionado Curitiba


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.