Como boa (oi?) dona de casa (sim também sou dona de casa) e mãe, sempre me preocupei com a alimentação dos meus filhos e da minha família. Eu, já algum tempo, aboli frituras do cardápio de casa. Evitar mesmo o consumo de sódio, frituras e açúcares para tentar uma vida mais saudável. Deixo apenas os meninos comerem quando saímos e eles fazem um lanche e coisa do tipo.
Quando lançaram no mercado essas fritadeiras sem óleo, eu achei que seria uma enganação e não dei bola. Há um tempinho atrás, uma amiga falou que tinha comprado uma desas fritadeira a ar pra ela no Paraguay e que estava adorando. Pensei: Será mesmo? Paguei pra ver! Comprei a minha há, mais ou menos, um mês e testei algumas vezes antes de falar aqui.
Estou adorando essa máquina que já virou utilidade doméstica para mim. Já fiz nuggets e batata sorriso para os meninos, hambúrguer, batata frita, coxinha da asa de frango beeemmm temperadinha, pedaços de aipim (também conhecida como mandioca, macaxeira…) e pastelzinho. Hmmm delícia! Claro que não fica aquele sabor de frito, mas fica muito parecido, crocante e sequinho. A minha ainda vem com um livrinho com várias receitas, estou querendo testar a receita de pão de queijo .
Vantagens:
- Grande redução de consumo de óleo (Principal né?);
- Não emite fumaça;
- Além de fritar, assam e cozem sem praticamente usar gordura;
- Exalam menos cheiro de fritura;
- Não ressacam os alimentos como na fritura tradicional.
Desvantagens:
- Alto preço do aparelho;
- Espaço interno pequeno;
- Ruídos;
- Não pode sobrepor os alimentos com risco de queimá-los ou não fritá-los complemente;
- Alguns alimentos perdem a textura em relação à versão frita em óleo;
- Consumo alto de energia (mas a fritura utiliza gás, então…)
Tem vários modelos e preços no mercado. Confere as mais conhecidas:
A minha é esta última, e como falei: Esta aprovado!
E você, já experimentou essas fritadeiras a ar? O que achou?
Beijinho.