A vida de concursandos não é fácil! A dedicação aos estudos é integral e muitas vezes fica a incerteza de quando abrirão vagas dos concursos pretendidos. Mas também quando se passa num concurso público sente-se toda a gratificação de tanto empenho e dedicação ao estudo: uma pelos salários prometidos, outra pela segurança de sempre ter um trabalho (raras as exceções você é mandando embora).

Mas como começar a estudar para concurso público?

Se você é um concurseiro de primeira viagem e não sabe como começar a estudar para Concurso Público, fique tranquilo… Você está no lugar certo e este artigo vai te ajudar a responder a várias perguntas!Primeiro, saiba que você não está nessa sozinho. Essa é uma dificuldade muito comum relatada por várias pessoas que decidem começar a estudar para Concurso Público, mas não sabem dar o primeiro passo. Hoje darei a você dicas valiosas e a terceira delas é a mais importante.

É fato que não existe uma fórmula mágica para passar em Concurso Público. Muito menos uma regra que possa ser seguida por qualquer pessoa, mas algumas dicas podem te ajudar a aproveitar ainda mais o tempo dedicado aos estudos para Concursos Públicos. Uma das primeiras coisas a fazer é antecipar-se! Além de muita motivação e resistência, estudar para Concursos Públicos demanda tempo de preparação e, claro, muita dedicação e foco.

Tenha em mente que muitos concurseiros estão há anos estudando para um Concurso Público, pois sabem que uma preparação antecipada e a longo prazo faz toda a diferença no Resultado Final.Por isso, nunca espere um edital ser publicado para começar a estudar. Até porque, quando um edital é publicado, você só terá cerca de 60 dias até a data da prova. Em muitos casos, são muitas disciplinas com conteúdos densos que demandam muito mais estudo e preparo. Além do mais, tenha certeza: tem uma galera por aí que vai afiado fazer a prova, enquanto você nem conhece a banca daquele concurso.

Dicas para se organizar e começar:

  • Passo 1 – Escolha a área
  • Passo 2 – Comece agora mesmo
  • Passo 3 – Organize e se planeje
  • Passo 4 – Defina um material de estudo
  • Passo 5 – Tenha resistência e motivação
  • Passo 6 – Faça Revisões Periódicas

Como começar a estudar para Concurso Público?

01 – Escolha a área

Estudar para concurso envolve estratégia, planejamento e foco. 

Antes de você começar a colocar a mão na massa, escolha a área de concurso que você deseja prestar. Isso é importante porque os editais de concurso exigem conhecimentos em disciplinas específicas. Tribunais, Fiscal, Controle, Polícia, Legislativo, Saúde, Educação, Bancário… Pense que cada área exige um conhecimento específico. Avalie as disciplinas cobradas e escolha aquela que você tem mais afinidade. E já comece por aí.

Posso começar a estudar para concurso apenas após a publicação do edital?

SIM! Claro que a possibilidade de você passar é menor, mas você precisa também experimentar, fazer testes, e ir mergulhando no mundo dos concursos.Se você não sabe como começar a estudar para concurso, dê o primeiro passo… Comece agora! Com o tempo você pega experiência e aprimoramento.

02 – Comece AGORA!

Como já dito antes, não espere o edital ser publicado para começar a estudar para o concurso. Normalmente, quando um edital é publicado, as provas acontecem em até 60 dias, um prazo muito curto para se preparar. Saiba que uma preparação a longo prazo é mais eficaz do que correr contra o tempo. A orientação é que você pesquise muito bem sobre o seu concurso. Avalie editais de certames passados e resolva as provas do último concurso.

Normalmente, os conteúdos cobrados entre um edital e outro são muito parecidos, semelhantes ou equivalentes. Eu sempre digo: não espere pelo edital porque quando ele for publicado ele não vai esperar você estar 100% pronto para a prova.

Passo 03 – Organização e Planejamento

Defina metasorganize seu tempo, crie uma rotina, planeje-se!

Comece pelas disciplinas básicas. Dessa forma, você não começa do zero, mas sim revisando assuntos já do seu domínio ou conhecimento. Estude-as de forma alternada, algumas vezes por semana, por exemplo, para não correr o risco de esquecer completamente os conteúdos estudados. Resumos, revisões e anotações também direcionam a sua preparação. Um bom concurseiro não é aquele que estuda 10 horas seguidas por dia, mas sim aquele que se planeja e estuda de forma estratégica. Faça um plano de estudos e siga-o à risca.

04 – Defina o material de estudo

De que forma você vai estudar: será por vídeoaulas ou PDF? Vai ser uma mescla das duas oportunidades? Encontrar a melhor ferramenta para a sua preparação pode ser um atalho até a aprovação. Muitos preferem as vídeo-aulas ao PDF. Mas saiba que especialistas orientam que a melhor ferramenta de estudo atualmente é o PDF. As vídeoaulas costumam ser monótonas, não abrangem todo o conteúdo do edital.

Materiais em PDF podem ser uma saída, uma vez que eles são objetivos, vão direto ao conteúdo, são versáteis e ainda economizam o seu precioso tempo, ao contrário das vídeo aulas que normalmente duram em média 1 hora.

05 – Tenha resistência e motivação

Manter a motivação e não cair na procastinação é um dos grandes desafios. Um dos segredos para a aprovação é força de vontade, persistência e paciência. Assim como tudo na vida, não dá pra desistir no primeiro não. Não dá para dizer em quanto tempo você vai ser aprovado em um concurso, até porque isso pode variar de pessoa para pessoa. No mais, é persistir e ter em mente que estudar para concurso é um investimento a longo prazo.

06 – Faça Revisões Periódicas

Estudar para concurso é bem diferente de estudar para uma prova da faculdade ou do colégio. Na faculdade e na escola, somos acostumados a fazer aquele estudo de véspera. Em concurso público, isso não funciona, de maneira alguma. Digo isso porque, na faculdade/escola, o conteúdo da prova do dia seguinte é pequeno e, em geral, apenas uma matéria é cobrada. Em concurso público não é assim: são várias as matérias e o conteúdo é extenso.

Todo o seu conhecimento será colocado à prova em único dia. Por isso, é importante, ao longo de toda a sua preparação, fazer revisões periódicas. Planeje suas revisões. Coloque-as no seu ciclo de estudos. Você pode revisar pelos seus resumos, pelos grifos que fez no material em PDF ou até mesmo por questões. Cabe a você encontrar o melhor método. Espero que este artigo tenha despertado em você o senso de direção quando o assunto é como estudar para Concurso Público.

Qual concurso você esta pensando em fazer?


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.