Apesar da grande procura por cuidados relacionados a saúde dos cabelos terem aumentado dentro do público masculino, as mulheres ainda lideram as pesquisas quando o assunto é cuidado com os fios. Um estudo recente, feito pela journal of the american academy of dermatology mostra que esta preocupação não é em vão, pois  a pesquisa mostra que provavelmente 14% podem apresentar queda de cabelo no período anterior a menopausa e cerca de 36% após a menopausa, estes dados foram retirados de um grupo superior a 500 mulheres.

A menopausa pode causar queda de cabelo?

O estrogênio é um hormônio produzido pelo ovário e durante a vida da mulher existirá momentos em que ele aumentará a sua quantidade e em outros momentos ele irá diminuir, entretanto o que poucas sabem, é que este belíssimo hormônio está diretamente ligado ao crescimento e a perda de cabelo. Vamos a um exemplo básico: Temos uma menina entre 11 a 14 anos de idade, faixa etária onde os níveis de estrogênio começam a subir o que causará o aparecimento de pelos pubianos, nas axilas e o cabelo começa a ficar mais vivo, provando que este hormônio e o nascimento de pelos e cabelos andam lado a lado. Durante a menopausa a situação é inversa, pois os ovários começam a produzir menos estrogênio causando a diminuição de cabelos e pelos por todo o corpo.

Conheça outros fatores que podem influenciar na saúde do seu cabelo.

Vale lembrar que a perda de cabelo pode acontecer em qualquer idade, então a menopausa é só mais um dos vários motivos que levam a este problema, sendo alguns deles:

1° Uso excessivo de química.

Sabemos que o padrão de beleza imposto pesa muito mais no ambiente feminino, fazendo com que grande parte das mulheres passem a utilizar procedimentos utilizando produtos químicos, todavia, o seu excesso pode causar danos no couro cabeludo e nos fios, podendo levar a uma perda grande de cabelo. Use com cautela e sempre com profissionais confiáveis.

2°Ovário policístico.

A testosterona, hormônio sexual masculino, em grande quantidade pode favorecer o surgimento da calvície. Você pode estar se perguntando como um hormônio masculino irá afetar os cabelos femininos? Pois saiba que quando a mulher sofre com a formação de cistos nos ovários, este hormônio é produzido em larga escala, causando a perda de cabelos.

3°Queda por tração.

Você precisa aprender a pentear o cabelo! Pode parecer estranho iniciar a explicação com esta frase imperativa, porém ela não tem nada de errado, pois a maneira como você penteia ou amarra o seu cabelo pode influenciar bastante na queda. A alopecia por tração, nada mais é do que a queda de cabelo causada pela tensão formada quando o cabelo é esticado de alguma forma, fazendo com que os fios fiquem enfraquecidos.

O que devemos fazer para evitar?

Primeiramente, devemos ter em mente que é comum o nosso cabelo cair todos os dias, então antes de entrar em um estado de desespero e sair procurando maneiras de saber se você ficará careca no futuro veja o que o dermatologista Alberto Cordeiro disse em uma entrevista para a revista Cláudia : “Temos cerca de 100 mil fios de cabelo. Então é normal a queda de 100 a 200 fios por dia”, portanto se você perceber que a quantidade está aumentando, a melhor escolha é procurar um médico. Dizem que o melhor remédio é a prevenção, então vamos conhecer 3 maneiras de prevenir este pesadelo.

1°Melhorar a alimentação:

Uma alimentação balanceada e com os nutrientes corretos, fará com que os seus cabelos fiquem mais fortes da raiz a ponta, então uma alimentação rica em ômega 3, Vitamina A e C, ferro e zinco pode te ajudar e muito neste processo de prevenção. Contrate uma nutricionista.

2°Evite o estresse:

A teoria de que o estresse pode causar perda de cabelo está correta, pois ele pode comprometer nosso sistema circulatório, além da produção de estriol, que é uma substância que impede que pode impedir a entrada de nutrientes na região dos cabelos.

3°Mantenha os fios limpos:

A higiene é bem recebida em qualquer parte do nosso corpo e nos cabelos não seria diferente. Um cabelo que passa muito tempo sem os devidos cuidados higiênicos, pode fazer com que a oleosidade aumente acarretando no entupimento dos folículos, podendo causar a queda dos fios. Veja aqui dicas de shampoos para cada tipo de cabelo

Agora é com você. A perda de cabelo pode parecer inofensiva no começo, mas qualquer sinal irregular de perda de cabelo não pense duas vezes em procurar um médico.


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.