Guest post by Dr Guilherme Nakagawa Santos Clínica NKS


No meu consultório, a maioria dos pacientes de ortodontia são adultos e que procuram um tratamento com aparelhos estéticos. Dentre os diversos modelos de aparelhos estéticos que nós temos, os aparelhos da técnica lingual são os mais eficientes, pois com eles podemos tratar casos de qualquer complexidade, sendo que a ortodontia lingual são aparelhos fixos assim como os aparelhos convencionais, porém fixados na face interna do dente, escondendo os brackets e deixando o seu sorriso livre de metal e fios.

A técnica lingual é difícil, para que o profissional seja apto para trabalhar com a ortodontia lingual ele tem que buscar certificação além da especialização em ortodontia. Aqui em Curitiba, fui um dos primeiros dentistas a realizar o Curso de Residência em Ortodontia Lingual pela Associação Brasileira de Ortodontia Lingual em São Paulo, hoje membro efetivo da ABOL.

Com essa certificação, a NKS Odontologia é credenciada em diversos sistemas prototipados de ortodontia lingual (aparelhos 100% personalizados para um único paciente), produzidos com tecnologia CAD/CAM e robótica. O planejamento do tratamento é feito em softwares, tudo isso melhora a adesão dos brackets por ter um design personalizado, reduz as chances de erros e consequentemente pode resultar em menor tempo de tratamento. Para os aparelhos linguais não prototipados, o tempo de tratamento se assemelha muito a técnica convêncional, e as consultas costumam demorar um pouco mais.

aparelho-lingual-machuca-a-lingua-clinica-nks-curitiba

Quando proponho um tratamento de ortodontia lingual, a primeira pergunta que eu escuto é:

“Mas doutor, esse aparelho não machuca muito?”

Esse é o grande mito da ortodontia lingual. Assim como o aparelho convencional, o aparelho lingual necessita de um tempo de adaptação de aproximadamente 15 dias, podendo variar de acordo com o modelo usado (alguns com maior perfil ou menor). Entenda que aparelhos em geral causam desconforto e escoriações até que o paciente se adapte, sendo os convencionais na bochecha, mucosa jugal e lábios, e o lingual com predominância na lingual. Após 15 dias, a língua passa a tolerar a presença do aparelho, muda a sua posição e reaprende como se comportar, tudo isso de maneira automática sem que o paciente note, assim como os músculos do lábio e bochecha passam a se comportar melhor com o volume dos brackets colados pela frente.

aparelho-lingual-machuca-a-lingua-clinica-nks-curitiba

Alguns dos meus pacientes já usaram os dois tipos de aparelhos e relatam mais conforto com o lingual, pois os fabricantes se preocupam muito com isso e desenvolveram um design de brackets com contorno anatômico mais arredondado e um perfil mais baixo, inclusive os brackets linguais tem o menor perfil do mundo, geralmente um bracket metálico pode chegar a ter 3mm de espessura, um bracket estético cerâmico aproximadamente 3,5mm e os linguais entre 1,3mm – 2,5mm. Com esse dado podemos concluir que geralmente um bracket estético colado pela frente causa mais desconforto do que um metálico convencional e por último o lingual, mas enfim, todos passam a ser perfeitamente tolerados após alguns dias, e geralmente após um mês o paciente chega até esquecer que está de aparelho.

A segunda pergunta é: “Altera a fala?”

Isso varia muito de pessoa para pessoa e também de acordo com o modelo usado. Alguns pacientes falam normalmente logo após a instalação, outros demoram alguns dias até que a língua reaprenda a falar com perfeição. Mas mesmo quando altera a fala no início não chega a ser algo gritante, apenas uma sutil mudança, tanto que temos uma lista de atores, cantores e famosos que trabalham com a fala e já usaram o aparelho lingual. 

aparelho-lingual-machuca-a-lingua-clinica-nks-curitiba3 aparelho-lingual-machuca-a-lingua-clinica-nks-curitiba1

Dentre os diversos modelos de aparelhos linguais, a NKS Odontologia trabalha com os seguintes aparelhos.

-Forestaden 2D autoligado;

-Ebrace 3D autoligado;

-Ebrace convêncional ou Gold (Para alérgicos a níquel);

-Ebrace Elock prototipado autoligado;

-Harmony lingual system prototipado autoligado.

Para saber mais, agende uma avaliação 41 3079-9001, curta NKS Odontologia no Facebook e siga-nos  no instagram: @nksodontologia.

NKS Odontologia – Av. Nossa Sra. de Lourdes, 585 – Jardim das Américas, Curitiba – PR, 81540-260


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.