O instagram mudou! É fato! E cada vez mais as métricas algorítimicas para alcance de um maior números de pessoas nesta rede social vem sendo diminuída/dificultada por ZuchkembergHoje fazer sucesso e ter milhares de seguidores no instagram é (muito) mais difícil e complicando do que alguns poucos anos atras. Não basta fazer uma foto, colocar algumas hashtags, divulgar seu perfil em outras redes sociais e buummm! Você vira it celebridade na internet. #esqueça

Hoje o instagram conta com mais de 500 milhões de contas e todas elas buscando um lugar ao sol para brilhar mais. Então para isso é necessário inovar, reinventar, fazer diferente.

Por dentro dos dados (atualizados) do Instagram:

  • 500 milhões de contas ativas mensalmente (Mundo)
  • 300 milhões diariamente.
  • 80% da audiencia está fora dos Estados unidos (ultimo número era 75%)
  • 35 milhões de brasileiros (segundo maior pais, perde só para US)
  • (BR) crescimento médio de 1milhão de novos usuários ativos desde o último update a 6 meses atrás.

Para mais infos e comparando os dados com Snapchat e Twitter, aqui

O mais importante hoje no insta é o ENGAJAMENTO que você tem (isso é muito importante e relevante para as suas outras redes sociais também). Mais que milhares de seguidores (que são facilmente comprados hoje em dia – sim virou mercado!), o importante é ter curtida reais (pois também podem ser compradas (e não é legal isso) e comentários de seus seguidores. É a interatividade que eles tem com você, como influenciador digital. Por isso não adianta ter 300k de seguidores se você tiver poucos comentários e likes.

dicas_bombar_instagram

O importante é você ter um engajamento mínimo de 0,4% do alcance orgânico (sem pagar) que o tio Zuck libera no instagram. Ou seja, se você tem 300k de seguidores espera-se que você tem um engajamento mínimo de 1.200 likes e uma média de 20 comentários (excluindo suas respostas, claro!)

Mas como faz isso? Aumentar o número de seguidores e ser engajado?

  1. Se você quer ser notado, tenha a certeza de que seu perfil esteja definido como público e não privado, assim você não restringe o alcance de suas imagens e pode angariar mais seguidores. E mais: sua biografia é a primeira coisa que as pessoas vão ver, portanto escreva algo que seja ao mesmo tempo conciso e que mostre um pouco da sua personalidade.

dicas_bombar_instagram

2. Crie seu próprio conteúdo/fotos: Não fique só nas fotos de looks do dia, comidas, viagens, flores…. isso já tem – e muito – na rede e é facilmente repostado/copiado. Seja autêntico! Conteúdo e imagem são fundamentais.

3. Trate suas fotos. Mesmo que tiradas com celular. Escolha um filtro que você goste e se identifique e trate suas fotos sempre com ele como base. O importante são fotos bem tiradas e tratadas para chamar e fidelizar os seguidores. {Se acharem interessante, faço um posto falando só sobre filtros, como editar, apps e filtros que mais tenho usado}.

4. Mantenha seu feed bonito e harmonioso. Tem até uma regrinha que sugere algumas formas de postagens no instagram, como por exemplo não repetir o mesmo tipo de fotos como: selfies, em fotos de comida e sim intercalar. Exemplo: foto de corpo todo – selfie – detalhes – comida – natureza – corpo todo….

dicas_para_bombar_o_instagram

5. Usar hashtags nas fotos bem específicas e em português para que suas fotos não se percam no limbo. São muitas # usadas e quando você específica a tag para o seu tipo de foto fica mais fácil de ser achada e de conquistar seguidores que estejam na tag. Inclusive com base nas hashtags bem posicionadas, você pode aparecer nas fotos indicadas pelo instagram na parte de Explore/Pesquisas de perfis e tags. As hashtags certas podem dar uma exposição imensa às suas fotos, deixando-as abertas para serem descobertas. Marcar uma foto com a hashtag apropriada permite que você figure entre os mais populares do momento na rede social.

dicas_para_bombar_o_instagram

6. Faça vídeos! Sim no instagram. Tio Zuck curte vídeos e é o formato que ele tem priorizado nas redes sociais como instagram e facebook. Porque, na maioria das vezes, são conteúdos autênticos e não apenas repostados (reposts não tem tanta abrangência orgânica quanto aos conteúdos criados e postados pela primeira vez por você). Aliás o instagram está dando destaque para os vídeos na aba de pesquisa de perfil/tags. Outra coisa: é mais fácil viralizar um vídeo na internet do que uma foto —> por isso o youtube faz tanto sucesso. E por tudo isso acredito que o snapchat ainda vai dominar. (Se quiserem dicas para o snap, me avisem aqui que faço um post com dicas bem bacanas que aprendi).

dicas_para_bombar_o_instagram

7. Interaja com seus seguidores/leitores. Nunca deixe de respondê-los. Claro que quanto maior sua audiência, mais difícil de conseguir dar atenção à todos. Mas procure estar sempre perto deles nas redes sociais.

8. Curta e comente em fotos de outros perfis. Isso faz você ser vista(o) e as pessoas que se identificarem com seu perfil achando-o interessante (aqui entra o conteúdo autoral que falei na dica 1), vão segui-la (o). Mas NUNCA peça: “FFF (follow for follow – siga para ser seguido)” ou “SDV (sigo de volta)” ou ainda “ULTIMA (like na última foto do perfil da pessoa e ela te curtira também). Isso é chato e ninguém (seguidores de qualidade) vai te dar  moral.

9. Use o Iconosquare, um site que te ajuda a gerenciar o seu Instagram, para ver qual é o melhor horário para você postar fotos. Ele recolhe os dados do seu Instagram e fornece gráficos para mostrar a análise de conteúdo e engajamento. Ele mostra basicamente todas as estatísticas do seu Instagram em um infográfico útil, incluindo informações como o número de fotos que você postou, quantas curtidas e comentários você recebeu, e quantas vezes você usou cada filtro do Instagram. Sua melhor aposta é liberar uma foto em um momento oportuno, quando seus seguidores estão ativos e interagindo com a rede social. O melhor horário para cada usuário postar suas fotos pode variar de acordo com o perfil de seus seguidores, por exemplo.

iconoaquaredicas_para_bombar_o_instagram

10. Utilize a ferramenta CALL TO ACTION (em português: chamada para uma ação) em seus posts. Finalize suas potagens sempre perguntando algo ou incentivando seus seguidores a interagirem nas fotos. Ex.: “Gostaram do look?” “Usariam dessa forma” “Quem já experimentou” “Mais alguém congelando também? Perguntas simples mas que façam que seus seguidores sintam a vontade de dar sua opinião sobre determinados assuntos.

Uma dica plus é usar ferramentas de edição de imagem como O Canva. (é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online. Não é necessário baixar nenhum programa).

Com todas essas ações e mudanças em seu perfil, você alcançará mais pessoas e fidelizará mais seguidores em seu instagram fazendo que sejam seguidores interativos com suas postagens e não apenas um número no seu perfil. Lembre-se: engajamento é mais importante que o número de seguidores. Isso que as empresas e pessoas analisam quando visitam seu perfil.

Se tiverem alguma dúvida, deixem aqui nos comentários que vou respondendo para vocês. Se quiser que me aprofunde em mais algumas dicas como quais filtros usar e como tratar uma foto, é só deixar escrito aqui que trago mais informações e dicas para vocês.

Ah! E claro: me siga no instagram né? @sabrinadalmolin_ quero te ver por lá interagindo comigo ? ok?

Siga também no facebook e no snap ?sabrinadalmolin que tem várias dicas de produtos, tutoriais e resenhas de produtos para você por lá.


Leia também:

Profissão Blogger: afinal, o que é?


O conteúdo do BlogSD é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-IG-SD). Você pode reproduzi-lo, desde que insira os devidos créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção/postagem.


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.