Assim que o Théo nasceu, ainda no hospital, ele foi levado para fazer o Teste do Olhinho. Perguntei para as enfermeiras o porque, visto que nao lembrava do Lucas e o Gabriel terem feito este exame. Elas me explicaram a importância e o levaram junto com o pai para fazer o teste.

Meses depois, levei o Gabri e o Lucas na consulta de rotina ao oftalmo e a médica me pediu que o levasse pra avaliar o Theo também. Ele não parou e não conseguimos fazer a consulta nele, pois ainda era muito novinho. Mas entendi a importância de leva-lo ao oftalmologista ainda cedo. E agora, vésperas de completar 3 anos, levei-o no Dr. Marco Túlio e na consulta descobri como esse cuidado, que parece desnecessário a primeira vista, pode prevenir inúmeros problemas mais tarde.

importancia_de_levar_criancas_pequena_ ao_oftalmologista

o Dr. Marco Tulio me explicou como é importante essa consulta e que muitas doenças ou problemas são mais facilmente tratados quando identificados precocemente. Isso por que quando o bebê nasce, sua visão ainda está em formação. Tanto que até os seis meses, é normal o olhinho tremer um pouco e até entortar, por isso que os médicos esperam passar esse período para começar a avaliá-los. E você sabia que os olhos são os órgãos que mais se desenvolvem durante o primeiro ano de vida? E o desenvolvimento fica completo por volta dos 7 anos, por isso aquela tradição de levar as crianças para “saber se precisam de óculos” nessa idade.

importancia_de_levar_criancas_pequena_ ao_oftalmologista10 importancia_de_levar_criancas_pequena_ ao_oftalmologista9 importancia_de_levar_criancas_pequena_ ao_oftalmologista4 importancia_de_levar_criancas_pequena_ ao_oftalmologista1

Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista por dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula, mas o primeiro exame de vista do bebê, conhecido como Teste do Olhinho, deve ser realizado ainda na maternidade, por um pediatra treinado.

Depois, é preciso levar a criança ao oftalmologista com 1 ano de idade, aos 3 anos e, a seguir, antes de ingressar na escola e depois de iniciar a vida escolar, podem ser feitos de dois em dois anos, caso não haja indicação de frequência maior.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão e que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados se o tratamento tivesse sido feito a tempo. Por isso, é fundamental levar seu filho ao oftalmo.
O teste do olhinho pode detectar doenças que causem obstrução do eixo visual por opacidade, como catarata, glaucoma, opacidade da córnea, hemorragias no vítreo, e inflamações e tumores intra-oculares, entre outros.  Ele é fundamental para que o diagnóstico e tratamento sejam realizados de maneira precoce, evitando a redução permanente da acuidade visual.

Se estiver tudo normal do ponto de vista oftalmológico, os exames devem ser realizados na idade escolar, e a partir daí de dois em dois anos, dependendo dos achados nos exames anteriores, podendo ser um espaço de tempo maior ou menor.

Como são feitos os exames?

Os exames realizados quando a criança ainda não sabe explicar verbalmente o que sente ou vê, é baseado nos exames físicos objetivos, sendo usada a oftalmoscopia (exame com o oftalmoscópio), para avaliar se os meios oculares estão transparentes e esquiascopia, que verifica se os olhos apresentam graus que necessitam de óculos e que possam prejudicar a visão.

A partir dos 3 anos de idade a criança já passa a conseguir dar algumas informações, e no exame do pré escolar já é possível obter as informações necessárias para medir a acuidade visual e avaliar se é necessário realizar a correção óptica (indicar óculos). Desde o primeiro exame, podemos diagnosticar se os meios transparentes estão normais (se não há catarata, por exemplo) e verificar se a criança tem miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo, que geralmente necessitam de uso de óculos.

Clínica Marco Túlio2 importancia_de_levar_criancas_pequena_ ao_oftalmologista1

O Théo fez os exames tudo direitinho e só quando sentou na cadeira “nave” do dentista que se intimidou um pouco. Mas ocorreu tudo bem e a visão dos lindos olhos azuis dele estão perfeitas.

Você sabia da importância de levar seu filho, ainda pequeno, no oftalmologista? Já levou o seu? Me contem como foi.

Super beijo.


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.