Hi, girls!

Muita gente não abre mão de ir ao salão semanalmente para cuidar das próprias unhas, né? Mas, mesmo as clientes fiéis das manicures precisam de um kit salva-vidas em casa. Tem gente, como eu, que prefere se virar sozinha, seja porque gosta mais do resultado, seja pra evitar gastos. Seja qual for o seu caso, segue abaixo um passo-a-passo de como montar (e cuidar) o seu kit manicure perfeito!

kit perfeito para fazer as unhas

1. Uma boa tesourinha

Por mais que nós amemos as unhas compridas, a tesourinha é um item essencial. Você sabia que as nossas unhas das mãos crescem, em média, 0,1mm por dia? Parece pouco, mas é bastante quando se conta uma semana. “Mas, Gabiii, eu mantenho o tamanho das unhas lixando, não preciso da tesoura!!” É, gata, você sabia que lixar as unhas as enfraquece? Lixá-las em excesso causa descamação, porque o processo de vai-e-vem da lixa, com aquela textura abrasiva somada à força que você coloca para desgastar a unha, separa as camadas dela e compromete a estrutura até a raiz. Portanto, use mais a tesoura. Deixe para usar a lixa para dar aquele acabamento, usando o lado mais delicado, claro.

Como cuidar da tesourinha?

Após o uso, esterilize com álcool ou éter. O acúmulo de resíduos de unhas e cutículas pode cegar a lâmina, além de ser um chamariz de bactérias (eca!).

kit perfeito para fazer as unhas

2. Alicate

Já falei aqui pra vocês que tirar as cutículas não é uma boa pedida. Mas, mesmo para quem não as remove, o uso do alicate é essencial. Seja para cortar aquela pelinha que se soltou, ou mesmo para tirar as cutículas para as que ainda mantêm o hábito (não é fácil se livrar o desejo de tirar tuuuudo), o alicate é parte fundamental do kit de manicure. Ele deve ser de aço inoxidável, pois evita que a estrutura estrague com a umidade. Mantenha seu alicate amolado, para que você não precise fazer força contra as unhas ou cutículas quando for removê-las (unhas são uma parte muito delicada, fazer força contra elas é sempre prejudicial).

Como cuidar do alicate?

Em primeiríssimo lugar: nunca compartilhe o seu alicate com NINGUÉM. É tão perigoso quanto compartilhar uma seringa, visto que os dedos são muito vascularizados e qualquer ferimento causa contato com a circulação sanguínea, o que facilita a contaminação. Já para mantê-lo, higienize-o com álcool ou éter e também utilize água fervente.

kit perfeito para fazer as unhas

3. Palito

O palitinho é um item indispensável pra tirar os borrões do esmalte e deixar a unha perfeita. Mas, o formato conhecido de madeira, ele não é a melhor opção. Isso porque muita gente usa o palito pra “cutucar” as unhas, e madeira é um material poroso que armazena micro-organismos. O ideal é utilizar um palito de aço inoxidável, que pode ser esterilizado como a tesourinha e o alicate.

Como cuidar do palito?

Se você usa os de madeira, deve jogá-los fora assim que terminar o uso. Eles são descartáveis. Se optar pelos de aço inox, pode utilizar éter ou álcool.

kit perfeito para fazer as unhas

4. Pote de água

Antes de fazer as unhas, seja removendo ou apenas empurrando as cutículas, precisamos colocá-las de molho, certo? E para isso precisamos de um recipiente específico. Na hora de escolher o seu, opte por um de vidro. Pode ser um potinho de sobremesa, por exemplo, que você elege apenas para a finalidade de deixar as unhas de molho. O vidro é mais indicado neste caso pois não retém resíduos orgânicos, e sua higienização é completa.

Como cuidar do pote?

Não tem segredo, depois de utilizá-lo, lave normalmente com detergente.

kit perfeito para fazer as unhas

5. Lixas

Falei que elas podem fazer mal lá no começo, mas é claaaro que elas precisam estar aqui! O ideal é ter dois tipos de lixa: a comum e a polidora. A comum serve para acertar o tamanho ou formato da unha depois de cortar, e a polidora para nivelar a superfície e dar brilho. Prefira as lixas comuns de metal, pois têm uma vida útil muito maior que as de papel, e permitem que você as higienize. Ah, importante: as lixas polidoras devem ser utilizadas com moderação e delicadeza, caso contrário você pode diminuir notoriamente a espessura das suas unhas, o que promove quebra.

Como cuidar das lixas?

Deixe-as em lugar arejado, e remova os resíduos assim que terminar o uso.

kit perfeito para fazer as unhas

6. Creme hidratante para as mãos

Para ter um serviço de manicure profissa em casa não pode faltar aquele creminho para as mãos, afinal, unhas bem cuidadas precisam de mãos hidratadas!

creme-para-cuticulas

7. Creme/Cera para cutículas

Depois das unhas prontas, pintadas e secas, aplique uma cera ou creminho para hidratação das cutículas, para ajudar no fortalecimento e manutenção de todo o trabalho.

E aí, pronta pra arrasar na manicure caseira? Esse kit pode te salvar naquele dia que não tem horário no salão e o compromisso é inadiável!

Um beijo! :*


P.S.: Muito obrigada por ler o blog e obrigada também por se dispor a comentar os posts. Gostou? Não deixe de compartilhar com suas amigas (os) no facebook e se inscreva ao lado para ficar por dentro de tudo que acontece no BlogSD. Isso tudo é muito importante para nós. DICA BOA É DICA COMPARTILHADASeja sempre muito bem vinda(o)!


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.