As maquiagens são grandes companheiras das mulheres, mas também escondem alguns perigos.Afinal, quem consegue utilizar os produtos até o fim? Fora do prazo de validade, a maquiagem pode fazer mal à saúde, pois depois da abertura da embalagem, fungos e bactérias conseguem se propagar com mais facilidade.

 O perigo das maquiagens vencidas

maquiagens-vencidas-um-perigo-para-sua-pele

Batom, rímel, base, pó compacto, primer, lápis de olho, gloss, sombra. Seja no dia a dia ou em uma ocasião especial, que mulher não gosta de usar maquiagem para se sentir ainda mais bonita? Mesmo para aquelas que se maquiam todos os dias, é difícil acabar com os produtos antes da data de vencimento. E é aí que mora o perigo, pois fora do prazo de validade eles podem fazer mal à saúde.

 Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida. Dois terços das entrevistadas, de diferentes faixas etárias, admitiram usar os mesmos cosméticos por mais de dois anos. “Produtos com a validade expirada podem causar alergias e irritações na pele. Isso porque, após a abertura da embalagem, fungos e bactérias conseguem se propagar com mais facilidade”, explica o bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas.

 Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, o produto fechado tem validade de até 24 meses. Depois de aberto, sua vida útil não deve chegar a seis meses. O órgão também determina que todos os cosméticos tenham a data de vencimento impressa na embalagem, mas muitas empresas disponibilizam a informação apenas na caixa ou no lacre plástico, que logo são descartados pelas consumidoras. “A boa notícia é que, ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nestes casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto. Às vezes, até mesmo ainda dentro do prazo de validade, nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro dos cosméticos”, conta o bioquímico. Por isso, a dica é descartar cremes e maquiagens em caso de qualquer alteração.

maquiagens-vencidas-um-perigo-para-sua-pele

 Ter cuidado com o armazenamento dos produtos pode contribuir para aumentar sua vida útil. Embora na maioria das vezes os cosméticos e maquiagens fiquem guardados no banheiro, Kozlowski aconselha que o lugar não é o mais indicado para isso, pois a mudança de temperatura constante, a falta de ventilação e a umidade criam o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. O ideal é manter os produtos em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes e limpar regularmente pincéis e esponjas.

Confira os prazos médios de validade dos produtos de maquiagem:

Rímel – 3 a 6 meses

Base e pó compacto – 6 meses a 1 ano

Batom ou gloss – 1 ano

Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios – de 6 meses a 1 ano

Delineador – 1 ano

Hidratante – 1 ano

PincéisLavado mensalmente com sabonete neutro, têm validade indeterminada.

Esponjas – Devem ser sempre individuais e trocadas a cada 3 ou 6 meses, dependendo da frequência de uso.

maquiagens-vencidas-um-perigo-para-sua-pele

Informações preciosas né mesmo? Eu acabava usando até a validade marcada no produto e não levava em consideração a validade após aberto. E vocês? Acontecia assim também? Muito cuidado daqui pra frente, ok lindas?!!!

Beijocas!


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.