Tirar as cutículas faz mal?

 

1

 

Oi, gente! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre um assunto que deixa as brasileiras de cabelo em pé: deixar de tirar as cutículas. Mas, Gabiiii, como assim? Impossível fazer as unhas com esse tanto de pele! Olha, minha queridona, eu sei que é difícil, mas tirar as cutículas é um erro e tanto que pode custar muito caro!

 

O que muita gente ignora é que as cutículas existem por um motivo. Elas são uma barreira natural do nosso corpo contra germes que podem entrar através das nossas unhas. As cutículas servem como um selador entre as unhas e a nossa pele, para que nada indesejado entre ali.

 

Mas daí vem a questão: “mas pintar as unhas com as cutículas ali é impossível?”

 

Gata-garota, na verdade, não. O negócio é que cada vez que você remove a proteção natural o teu corpo interpreta como uma lesão, e se apressa pra regenerar aquela pele o mais rápido possível, fazendo com que a pele cresça grossa e desajeitada. Duvida? Pois observe as cutículas de um bebê ou de uma pessoa que nunca fez as unhas – a maior parte dos homens, por exemplo, tem as cutículas no lugar (exceto os que roem as unhas, né, daí é um desastre). Quando elas ficam ali, intactas, elas seguem o formato da unha e são fininhas e bem coladas nas unhas, não atrapalham em nada a esmaltação.

 

 “Mas eu já tentei parar de tirar, e elas crescem muito e ficam super ressecadas!”

 

Pera, muita calma nessa hora! É claro que vai demorar pra que elas se regenerem. As cutículas são pele e demora mesmo um pouco pra ela ficar como intactas. Já percebeu que quando você se machuca (um arranhão ou um corte pequeno) a pele demora a ter um aspecto natural novamente? Mas, depois de um tempinho, aquela cicatriz desaparece e volta tudo ao normal. É a mesma coisa com as suas cutículas, elas vão cicatrizar e depois ficarão lindas e maravilhosas. Claro que durante esse processo você pode usar uma série de produtos para amenizar a aparência, e também pode dar um tempo nos esmaltes escuros (que mancham mais nas cutículas ressecadas e dão mais trabalho para que consigamos um resultado final bom). –>No final do post tem umas diquinhas de produtos pra ajudar nessa fase tenebrosa.

 

 

O que podem acontecer de ruim quando se remove as cutículas?

 

Quem nunca tirou um bife que atire o primeiro alicate! O maior problema com certeza são as lesões. Principalmente se você faz as unhas no salão e não leva os seus próprios utensílios, você pode se contaminar com uma série de doenças, desde uma micose até hepatite ou HIV! O problema é muito mais sério do que parece. E mesmo que você use o seu alicate, o seu palitinho, a sua lixa… Já parou para pensar que as mãos são a parte do corpo que mais expomos a contaminações? Pegamos coisas do chão, seguramos em corrimãos, vamos ao banheiro, apertamos as mãos das pessoas, amarramos sapatos, brincamos com nossos bichinhos de estimação… Imagine como em cada situação destas estamos mais expostos a doenças e infecções se existe na ponta de um de nossos dedos um caminho direto para a nossa corrente sanguínea?! Ui! Ui! Ui! Horrível só de pensar!

 

 

Além da saúde, quais outros benefícios eu tenho em parar de tirar as cutículas?

 

O primeiro deles é a economia de tempo. Claro! Sempre que vamos fazer as unhas o que mais demora é tirar as cutículas. Imagine aí pular essa parte, passar um belo hidratante nesta área, lixar e gastar mais tempo escolhendo a cor maravilhosa do esmalte da semana?! Maravilhoso!
Segunda vantagem: esmaltar se tornará mais fácil, pois aqueles ardidinhos dos machucados nunca mais aparecerão e a cutícula também servirá como uma bela moldura para a sua unha.
Terceira vantagem: Sua unha crescerá muito mais saudável, quebrando menos. Isso acontece porque quando tiramos a cutícula fragilizamos a “matriz” da unha, ou seja, aquela partezinha ali onde ela nasce. Depois de um tempo aquela parte será a ponta, no entanto, enquanto ela está ali, ela é mais fina e se danifica com mais facilidade. Quando ela já cresce danificada, ela quebra assim que passa do limite do dedo.

 

 

Agora, pra quem esta disposta a abrir mão desse vício, alguns produtinhos que podem ajudar na tarefa:

 

1. Nail Experts – Mira-Cuticle Complexo Redutor de Cutículas – Avon
2

 



2. Caneta hidratante de cutícula – Océane
3

 

3. Cuticle Cream – Mavala

 

4

 

4. Cera nutritiva de unhas e cutículas – Granado
5

 

 

Espero que tenham gostado das dicas, meninas! Beijos!

 

Ah, não se esqueçam de dar uma passadinha lá no meu cantinho: www.sophiainthesky.com

_____________________________________________________________________
P.S.: Muito obrigada por ler o blog e obrigada também por se dispor a comentar os posts. Isso é muito importante para nós. Seja sempre muito bem vinda(o)!
 
 
Tag: Unhas, cutículas, hidratantes para cutículas e unhas, Granado, Avon, Mavála, Oceáne, Nails, Nails art, cuidados com as mãos e unhas.

 

 


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.