Os Problemas Mais Comuns Nas

Unhas e Como Evitá-los

 

1

 

Nós todas amamos esmaltes, certo? Aquelas cores, efeitos, nail arts, adesivos… Mil e uma coisas lindas que a gente vai usando sem pensar duas vezes. Mas e a saúde das nossas unhas, onde fica? É muito comum a gente esquecer que a unha é uma parte do nosso corpo que também pode ter a saúde debilitada, afinal, ela está ali sempre lixada e pintada… Mas é muitíssimo importante dar atenção a elas, e compreender o que elas podem estar tentando lhe dizer.

 

Numa breve pesquisa, encontrei os problemas mais comuns que as mulheres se queixam às dermatologistas com relação às próprias unhas e a forma de tratá-los. Confira (e veja se não está deixando um sinal de alerta passar despercebido):

Unhas pálidas: pode ser sinal de anemia.

 

Unhas que quebram muito ou descamam: Falta de vitamina A, proteínas e cálcio no organismo.

2

 

Unhas com linhas horizontais e muito frágeis: Falta de vitaminas do complexo B e do mineral enxofre. Desequilíbrios hormonais também podem ser um fator.

 

3

 

Unhas com linhas verticais: Pode ser outro sinal de anemia.

Manchinhas brancas nas unhas: Pode ser deficiência de zinco, cicatriz de alguma batidinha.

4

 

Unhas com manchas escuras e avermelhadas: Se você não se lembra de ter batido a unha em algum lugar ou não sente dor no local, pode ser sinal de câncer de pele.Muito cuidado! Se apresentar esses sintomas, vá ao médico!

 

 Manchas amareladas: Bronquite ou infecção por fungos e bactérias.

 

5

 

Unhas que descolam do dedo: Pode ser sinal de psoríase ou até mesmo intoxicação por medicamentos. Procure atendimento médico!

 

 Caso você tenha notado algum dos sintomas mais simples citados acima, confira abaixo como suprir as necessidades de nutrientes do seu organismo:

 

 

Vitamina B: Essencial para manter as unhas fortes e acelerar o crescimento.

 

 Sinais de deficiência da vitamina B: unhas fracas que descamam com facilidade.

 

Onde encontrar: gema de ovos, couve, tomate, alface, cenoura, amêndoas, levedo de cerveja, cogumelos, cebola, salmão, peito de frango e de peru, fígado bovino, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, leite de vaca e de cabra, queijos, morango, aveia, nozes.

 

 _________________________________________________________________________________

 

Vitamina A: ajuda a manter a visão, a função imunológica, o metabolismo ósseo e a saúde da pele, cabelos e unhas.

 

 Sinais de deficiência da Vitamina A: unhas que demorar a crescer.

 

Onde encontrar: vegetais e frutas de cor amarela, laranja e verde-escura, como brócolis, espinafre, couve, cenoura, abóbora, batata doce, melão, manga, laranja, e no leite, queijo, manteiga, fígado de galinha, óleo de peixe, pescados, frutos do mar, ovos.

 

 __________________________________________________________________________________

 

Ferro: está diretamente envolvido no transporte do oxigênio pelas hemácias, as células vermelhas do sangue.

 

Sinais de deficiência do Ferro: anemia, dor nas pernas, cansaço, queda de cabelos, unhas fracas e quebradiças, com linhas e pálidas.

 

Onde encontrar: carne bovina, frango, atum, salmão, fígado e outras vísceras, carne de porco e carneiro, ovos, todos os feijões, pão integral, germe de trigo, açaí, beterraba, vegetais folhosos de cor verde-escura, uva-passa.

 

 __________________________________________________________________________________

 

Zinco: faz parte de reações químicas em centenas de enzimas que regulam a função corporal. É de difícil absorção, conseguimos absorver, de modo geral, apenas 30% do zinco nos alimentos que consumimos.

 

Sinais de deficiência do Zinco: unhas fracas, que descamam com facilidade, demoram a crescer e apresentam manchas brancas.

 

Onde encontrar: ostras, frutos do mar, peixes, levedo de cerveja, ovos, carne vermelha, aves, grãos integrais, nozes e sementes.

___________________________________________________________________________________

Cálcio: é importante para a saúde dos ossos e dentes assim como das unhas.

 

Sinais de deficiência de Cálcio:as unhas perdem a força e a resistência, ficam ressecadas e podem apresentar fendas verticais que se abrem sempre no mesmo lugar.

 

Onde encontrar: leite e laticínios, como queijo e iogurte, vegetais de folhas verde-escuro, como couve, brócolis, agrião, rúcula, espinafre, repolho, quiabo, algas; sementes de gergelim, queijo tofu.

 

 __________________________________________________________________________________

 

Enxofre: é essencial para a síntese de colágeno, um componente vital para a saúde e flexibilidade das unhas, pele, cabelos, articulações, ossos e tendões.

 

Sinais de deficiência de Enxofre: unhas duras, secas e sem flexibilidade, quebrando com facilidade bem rente à pele.

 

Onde encontrar: cebola, alho, repolho, couve, alface, algas, nozes, ovos, leite, carne, frutos do mar, carne de aves.

 

___________________________________________________________________________________

 

Proteínas: Para manter as unhas fortes. A unha é feita de queratina, que é um tipo de proteína, que precisa ser reposta para manter a força e a capacidade de crescimento.

 

Sinais de deficiência de proteína: unhas ficam duras e fracas, que descascam e quebram.

Onde encontrar: carne, aves, pescados e frutos do mar, ovos, leite, gelatina ou colágeno em pó, grãos integrais, quinoa.

Bom meninas, até a nossa unha depende do que a gente come, né? No fim das contas, uma dieta balanceada é a chave para todas as soluções. E você, já deu uma olhadinha para as suas unhas hoje?

Beijos e até a próxima!


Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.