Fim-de-semana batendo na porta, galera pensando nas baladas que irão, ou no encontrinho a dois romântico, happy hour… e como boas vaidosas que somos, pensamos não só no look certo, mas na make ideal também. Pra arrasar por completo né naum? #temquearrasar
Uma dúvida que sempre ouço por ai, principalmente das meninas que estão começando a se maquiar, é: qual o tom certo de base para sua pele? Não tem como dizer que o tom certo é esse ou aquele sem fazer swatches na pele das cores de bases/corretivos. E mesmo experimentado na pele, você corre o risco de comprar errado. #quemnunca ?

achar o tom certo de bases, findation, mac, subtom, base certa, tom de pele, rosado amarelado NC, NW bases mac

Mas tem muitas dicas legais para você se orientar. Aqui falarei de uma fácil e praticamente infalível.
Para isso você precisa saber que além do tom de pele, temos também um subtom. Este subtom independe totalmente da raça ou do tom de pele, mas influi na cor final que vimos no rosto.
Ao saber o tom e subtom certo de sua pele, você verá que acaba influenciando também na hora de escolher roupas, cosméticos, cor de cabelo…. ao escolher um tom errado, você poderá parecer mais cansada, ficar com aquele ar acinzentado, e com cara de doente! Pois é! Complicado? Vamos descomplicar!!
Os subtons se enquadram em: quentes, frios e neutros. Existem várias formas de descobrir seu subtom, mas a melhor maneira é observar mesmo. Veja:

  • Cor das veias do braço: Olhe no seu punho na parte de baixo do braço (como se vc fosse tirar sangue). Nessa região conseguimos ver bem as veias. Se suas veias são azuladas, seu subtom de pele é frio (base/corretivo devem a puxar para o rosado). Se forem esverdeadas, seu subtom é quente (nesse caso a base/corretivo deve puxar para o amarelado). Se você ficar muito em dúvida no tom de suas veias, muito provável que seu subtom seja neutro, precisa falar que sortuda que você é? Qualquer tom quente ou frio lhe cairá bem (mas são poucas as exceções desse tipo).

Eu aconselho a fazer essa verificação de dia, com a luz natural. As luzes artificiais podem alterar a coloração de sua pele e você acabar errando no resultado do teste.

Sabendo seu subtom fica mais fácil escolher a cor de sua base/corretivo até na hora de comprar pela internet, porque a maioria das marcas tem produtos diferenciados para os subtom de pele.
Outro conselho (boazinha não?rsss): Tenha sempre uma base pra usar no inverno e outra no verão. Porque quando bronzeadas o tom do inverno deixará uma diferença gritante entre rosto/pescoço e o colo. 
achar o tom certo de bases, findation, mac, subtom, base certa, tom de pele, rosado amarelado NC, NW bases mac
Para as cores de baes da MAC você tem:
Subtom frio você será NW (natural warm). Subtom quente será NC (neutral cool). Eu sou NW.

achar o tom certo de bases, findation, mac, subtom, base certa, tom de pele, rosado amarelado, NC, NW bases mac
Uma outra DICA legal: achei um site que descobre a cor da base pra você. É o Findation (find – procurar. Foundation – base. sacou? #trocadilho). Assim, se você quer comprar a sua base pela internet, ou encomendar com alguém que esta indo viajar, funciona assim: você coloca as marcas e os tons de base que já usou e que deu certo a cor para você (quanto mais colocar, mais preciso é o resultado), e ele te recomenda tons de um monte de outras marcas.  Eu fiz o teste e deu super certo. 
Demais né? E, apesar de ser gringo, tem marcas brasileiras no banco de dados!
Ainda não se achou? Diquinha da Sharon Stone: Ela escolhe o tom de sua base no peito. Aqui.
Ótimo fim-de-semana amores! E arrasem!!!
Beijinhos.

Fotos e imagens: reprodução

  

Você vai querer ver esses também!

Publicitária, blogueira, empresária, mãe, mulher, irmã, filha, dona de casa. Mais? Clique na bio e conheça um pouco mais de mim. Beijos.